Image Map

21 de fevereiro de 2015

CIÚMES| É saudável?

De acordo com os psicólogos israelenses Ayala Pines e Elliot Aronson, ciúme é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade."1 . Provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes - sujeito ativo do ciúme -, a pessoa de quem se sente ciúmes - sujeito analitico do ciúme - e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes - o que faz criar tumulto.
Quanta coisa em? Mas afinal, é saudável ter ciúmes?
Vamos começar na parte da valorização, pensem comigo. Quando você está com ciúmes de alguém - namorado, amigo, mãe, tia, avó, papagaio -, está meio que escrito na sua testa "Eu preciso de você, eu tenho medo de te perder, eu não me garanto, eu não posso te perder". Parece dramático, mas é isso mesmo. Não vejo uma pessoa ciumenta como uma pessoa que é valorizada. 
- EPA, mas mandinha, um pouco de ciúmes é bom para todos os recionamentos -
Minha princesa (princeso), o que você chama de "pouco ciúmes", eu chamo de cuidado. Quando você se importa com uma pessoa, e quer cuidar dela, quer protege-la. 
A foto tem tudo a ver com que eu vou falar agora. O ciúme uma hora ou outra vai aumentar, e aí chegamos na POSSESSIVIDADE. A pessoa começa a achar que é dono, que possuí, quando não possui. 
Princesas (princesos) ser alvo desse ciúme é sufocante demais, você tem medo de olhar pra cima, e alguém dizer: Tá olhando o que? Ser alvo do "pouco ciúmes" que na minha mente se chama "cuidado" é bom, porque a pessoa vê que você se importa com ela, mas me desculpe, ninguém quer ser alvo de ciúmes sufocante, possessivo! Por isso que tem muita gente traindo, SIM, muitas pessoas traem por causa da pessoa ciumenta. Sabe por que? Pense comigo, vamos supor que tem um casal de namorados, estão andando de mãos dadas, uma menina passa, e as vezes o(a) menino(a) nem olha, mas a(o) menina(o) fala: Por que você tava olhando pra ela(e)? E, aí que ele(a) vai olhar mesmo, sabe por que? Porque ele(a) vai querer saber o que perdeu não olhando.
Na bíblia diz que o amor não sufoca, o amor liberta, que o amor não é ciumento:
1 coríntios 13: 4
- Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso.-

Se você tem uma namorado(a), mãe, pai, e etc, que sente ciúmes, e é aquele ciúmes medroso, o medo de perder, aquele sentimento de posse. Ore a Deus princesa (Princeso), peça ajuda a ele, e faça esforço para não sentir, não é bom, e acredite, não vai te fazer bem! 


Espero que tenham gostado, se gostou, não saiam sem seguir o blog, irão me ajudar demais! 
Um beeeeeeeeeeeezo! <3





Nenhum comentário:

Postar um comentário